EU ME ENVERGONHO DOS MEUS DEFEITOS, PORÉM, NÃO ME ENVERGONHO DE TENTAR CORRIGI-LOS.

terça-feira, 27 de abril de 2010

MINISTRO SUGERE SEXO PARA COMBATER A HIPERTENSÃO

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou ontem que as pessoas façam sexo como uma das alternativas para prevenir problemas de hipertensão. A afirmação foi feita durante entrevista coletiva em que ele apresentou dados que mostram um aumento na proporção de brasileiros com a doença.
Primeiro ele brincou dizendo que, além de cinco porções diárias de frutas e hortaliças, as pessoas deveriam fazer sexo cinco vezes por dia ou por semana. Ao final, recomendou:
– Dancem, façam sexo, mantenham o peso, façam atividades físicas e, principalmente, meçam a pressão arterial.
De acordo com o levantamento apresentado, a proporção de brasileiros com hipertensão subiu de 21,5%, em 2006, para 24,4% no ano passado. Os dados foram levantados por meio de 54 mil entrevistas feitas por telefone.
O Rio de Janeiro é o Estado com maior número de hipertensos (28%), seguido por São Paulo (26,5%).
Os dados mostram ainda que o aumento do número de hipertensos ocorreu em todas as faixas etárias, mas os idosos são os mais atingidos: 63,2% têm o problema. No levantamento de dados, o ministério considerou alta a pressão arterial que fosse igual ou superior a 14 por 9.
O Ministério da Saúde investirá R$ 1,5 milhão em uma campanha de orientação sobre a hipertensão. Cartazes e folhetos com orientações de prevenção e de tratamento serão distribuídos à população. As peças serão veiculadas em rádio e TV dos 27 Estados brasileiros.

Saiba mais

- A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9. A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Esse movimento acaba sobrecarregando vários órgãos, como coração, rins e cérebro. Se a hipertensão não for tratada, algumas das complicações são: entupimento de artérias, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário